segunda-feira, 21 de abril de 2025
O enxame
"Rój", de Bartek Bala (2023)
"Capitão Fantástico", com Viggo Mortensen, foi lançado em 2016 e trazia uma família que se isolava da sociedade, no meio de uma floresta, sem internet, sem vizinhos, sem escola, sem nada que a sociedade de consumo pudesse tirar-lhes a liberdade e o contato com a natureza. Em compração com "O enxame", "Capitão Fantástico" parece um filme da Disney. Filmado em 33 dias em uma ilha isolada do Mar Báltico, o drama polonês "O enxame" é denso, sombrio, um drama que está mais para um pesadelo misógeno e violento sobre homens que decidem tomar as decisões sobre tudo.
Um família de 4 pessoas: o pai (Eryk Lubos), a mãe (Roma Gasiorowska), o filho adolescente (Adam Wojciechowski) e a filha menor (Antonina Litwiniak) há 10 anos decidiram fugir do mundo civilizado e moram em uma ilha afastada. Eles sobrevivem de caça e pesca e o pai cria uma pequena apicultura. Quando a mãe engravida novamente, ela toma a decisão de querer retornar ao mundo civilizado. Mas o marido se opõe e a impede de querer escapar.
É um filme cruel, sofrido, para mulheres que vivem relações abusivas, inclusive de maus tratos com os filhos, o filme pode ser um gatilho emocional, e portanto, não o recomendo para quem tem histórico de abusos. Os atores são ótimos, e segundo o imdb, as filmagens foram difíceis e bastante sofridas, com frio e falta de recursos, assim como na ficção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário