sábado, 8 de junho de 2024
Diálogos com Ruth de Souza
"Diálogos com Ruth de Souza", de Juliana Vicente (2023)
Documentário que celebra vida e obra da atriz Ruth de Souza, nascida no Rio de Janeiro em 1921 e falecida em 2019, aos 98 anos de idade. Foram 70 anos dedicados à arte da interpretação, sendo uma atriz completa, que fez teatro, tv e cinema. Pioneira, Ruth foi a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela na Rede Globo em "A Cabana do Pai Tomás", em 1969 e a primeira artista brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, por seu trabalho em Sinhá Moça, de 1954 no Festival de Veneza. Foi também a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal. A diretora Juliana Vicente começou a entrevistar Ruth em 2009, e esse trabalho se estendeu por cinco anos, em constantes idas e vindas, no início sem aportes financeiros. Quando a visitou em 2009, Juliana ouviu de Ruth que as pessoas não a procuravam mais, nem para visitar, nem para trabalhar. Logo depois, ela ficou impossibilitada de andar, tendo que usar uma cadeira de rodas.
O filme apresenta imagens de arquivo de filmes, matérias de jornal, noticiários, revelando o preconceito e racismo com os artistas negros. A parte mais dolorosa é quando Ruth decsobre quanto que atrizes brancas ganhavam, na faixa dos 90 mil, e que ela mesmo nunca havia recebido mais do que 5 mil reais. É chocante. mas Ruth nunca perdeu a compostura e sempre batalhou para que os negros não fossem represnetados em estereótipos. Ruth também comenta como que no passado, atores brancos aderiram ao blackface, para que os produtores não tivessem que contratar artistas negros.
em 2019, no ano de seu falecimento, Ruth foi homenageada pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, com o enredo Ruth de Souza – Senhora Liberdade. Abre as Asas Sobre Nós. É um filme emocionante,e. a diretora Juliana coloca a atriz Dani Ornellas para representar todas as mulheres negras, fazendo uma analogia com a escravidão, até os dias de hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário