sábado, 22 de março de 2014
Expresso do amanhã
"Snowpiercer", de Bong Joon-ho(2014)
Co-produção sul-coreana, americana e Tcheca, esse filme de ficção científica é baseado na Graphic novel francesa "Le Transperceneige ". Enquanto rodava "O hospedeiro" em 2004, o cineasta Bong Joon-ho descobriu os quadrinhos e resolveu levar às telas. O filme, diga-se de passagem, é muito, muito estranho. Pegando emprestado o visual de cineastas como Michel Gondry. Wes Anderson e principalmente Jean-Pierre Jeunet, Bong Joon So trabalhou no limite do grotesco e da fanfarra. A personagem de Tilda Swinton, por exemplo, é totalmente não-realista, apelando pro humor físico. Lembra muito a personagem de Elisabeth Banks em "Os jogos vorazes", um tipo absolutamente histriônico e chanchadesco. Fora isso, o filme apresenta momentos de quase constrangimento, devido a situações muito fora do tom. Mas algumas cenas de verdade de realização brilhante, salvam o filme de uma catástrofe iminente. Por ex, a cena que faz homenagem a "Oldboy", de Park Chow Woo, também produtor do filme. Quando um personagem abre a porta, se depara com dezenas de tipos armados com machetes no corredor.
A história se passa no futuro, ano de 2034. Os cientistas criaram uma quimica que foi lançada no ar para inibir o aquecimento global, mas o efeito foi desastroso. O planeta acabou virando congelando e praticamente todo mundo morreu. Os poucos sobreviventes habitam em um trem movido a motor-continuo, criado pelo engenheiro Wilford (Ed Harris). O trem é dividido em seções: os ricos e os pobres. Curtis (Chris Evans) resolve fazer um levante para tomar o trem, ajudado por um exército de Brancaleone que inclui John Hurt, Otavia Spencer, Jamie Bell, Kang-ho Song e Ah-sung Ko ( pai e filha em "O hospedeiro".
Ed Harris novamente banca Deus, assim como seu personagem em " O show de Truman". Muitos efeitos especiais ( alguns duvidosos), uma trama que lembra muito "1984"e "Elyseum" e uma bela fotografia. Para quem curte filmes bizarros ( a cena da escola é Wes Anderson puro) essa é uma boa pedida. Nota: 7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário