domingo, 18 de outubro de 2020

Verão de 85

"Eté 85", de François Ozon (2020)
Ozon é dos cineastas franceses que mais admiro. "Verão de 85" concorreu no Festivais de Cannes e em San Sebastien. Em 2019, Ozon levou o grande prêmio do juri pelo contundente "Graças a Deus", um filme que falava sobre pedofilia. Agora, a câmera de Ozon aponta para um amor adolescente gay, de uma forma extremamente sensual, bela, lírica, evocando naturalmente "Me chame pelo seu nome", de Lucas Gudagnino. Os dois adolescentes do filme, David (Benjamin Voisin) e Alexis (Félix Lefebvre) se entregam em tórridas e ousadas cenas de sexo e nudez. O filme lembra diversos outros filmes de Ozon, um pout Pourri de "Dentro de casa", "Amor em cinco tempos", "O tempo que resta" e "Uma nova amiga".
No ano de 1985, os jovens Alexis e David se conhecem de forma inusitada: Alexis sofre um acidente de barco, e David surge para salvá-lo. Imediatamente, Alexis se apaixona pelo seu salvador, e ambos se tornam melhor amigos, e depois, amantes. Mas uma jovem inglesa surge e transforma a relação em um triângulo trágico.
Narrado de forma desordenada, em flashbakcs, o filme vai fazendo o espectador entender o rumo de um crime. Baseado no livro de Aidan Chambers "Dance no meu túmulo", "Verão de 85"pode não ser um dos melhores de Ozon, mas certamente, é um dos mais sensuais. A trilha sonora resgata mega hits da época: The Bangles, The Cure, Rod Stewart, Lloyd Cole and the commotions, etc. A curiosidade foi que Ozon trocou o titulo do filme por causa de Robert Smith, vocalista do The Cure: inicialmente o filme se chamaria "Verão de 84", mas Smith se recusou a vender a música pois alegou que ela só foi lançada em 85.
Curtir
Comentar
Compartilhar

Um comentário:

  1. Por não encontrar palavras que descrevam tudo o que esse filme merece direi simplesmente que é maravilhoso. Assim como você me trouxe recordações de Me chame pelo seu nome e de outro filme esse alemão, mais diferente de ambos os quais amo esse me trouxe algo mais. Obrigada novamente François Ozon.

    ResponderExcluir