quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Nossas mães


"Nuestras madres", de Cesar Diaz (2019)
Que filme foda! Drama da Guatemala que ganhou em Cannes o prêmio de melhor estréia na direção na Mostra Camera de Ouro, "Nossas mães" é o filme de estréia do roteirista e diretor Cesar Diaz. O roteiro tem pontos em comum com o igualmente premiado "A chorona", de Jayro Bustamente, o mais famoso cineasta do país. Ambos falam sobre o massacre da população indígena durante o governo militar dos anos 80, quando milhares de mais foram assassinados e seus corpos, enterrados em lugares ermos.
Ernesto (Armando Espitia, ator do mexicano "Heli"), é um homem de 30 anos que trabalha como antropólogo forense pro governo, ajudando a desencavar ossadas e fazer o reconhecimento de guerrilheiros assassinados. Um dia, Ernesto conhece uma mulher indígena que deseja desencavar a ossada do filho, que ela sabe estar enterrado em uma fazenda de propriedade privada. Quando Ernesto olha para a foto, se assusta: reconhece entre os guerrilheiros, o seu pai, desaparecido. Sua mãe não quer que ele vá atrás da ossada do pai, mas Ernesto decide ir assim mesmo.
Com um ótimo roteiro, emocionante e que exalta a luta de mulheres indígenas em busca de seus filhos mortos, "Nossas mães" tem uma linguagem que mescla o documenta com a ficção naturalista. Os não atores são extraordinários, exalando verdade e comoção em seus depoimentos. Linda trilha sonora e o desfecho é de arrebatar corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário