sábado, 3 de outubro de 2020

História do mundo - Parte 1


"History of the world - Part 1", de Mel Brooks (1981)
Após o grande sucesso de crítica e público com 'Alta ansiedade", de 1977, que parodia "Um corpo que cai", de Hitchcock, Mel Brooks investiu pesado na paródia com "História do mundo -parte 1", que acabou sendo um grande fracasso de crítica. Com um humor corrosivo, repleto de piadas eróticas, infames e misóginas, que hoje em dia parecem antigas e fora do tom, Mel Brooks traz o seu olhar sobre a evolução do ser humano desde a era dos primatas, passando pelo Velho testamento, Império romano, Inquisição espanhola e revolução francesa. "2001", "Os dez mandamentos', "Ben Hur" são alguns dos filmes homenageados e sacaneados pelo mestre do humor.Algumas piadas são sensacionais, como a evolução do homem primata, a dança erótica para descobrir o eunuco, a corrida de bigas ao sabor de maconha. Mas outras, como o jogo do xadrez onde todos "comem" a Rainha", e depois, com o Rei francês, interpretando Luís XV, e tendo o bordão "Como é bom ser o Rei" para poder comer todas as mulheres, sôam grosseiras.
Narrado por Orson Welles, mesmo com tantas questões morais, o filme ainda assim diverte, mesmo que alguns momentos n!ao tenham funcionado, como os inserts musicais, que ficaram toscos.
A trupe querida de Brooks continua dando alta performance no humor; Don Deluise, Madeleine Khan, Chris Leachman, além do próprio Brooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário