quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A jornada


"Proxima", de Alice Winocour (2020)
Drama com olhar feminino dedicado à todas as mulheres astronautas que equilibraram com muito conflito emocional, a vida de astronauta e permanecer 1 ano no espaço, e a vida de mãe, deixando seus filhos e maridos para trás. Os créditos finais, com fotos de diversas astronautas e seus filhos e maridos, é bem comovente e ao mesmo tempo, reflete o empoderamento de mulheres que decidiram não largar mão de seus ideais profissionais.
Eva Green interpreta Sarah, uma astronauta francesa mãe da pequena Stella e divorciada. Quando Sarah é convocada para uma missão espacial, ela fica em conflito entre os seus ideais profissionais e o papel de mãe. Stella sofre a ausência da mãe antecipadamente, e não consegue se acomodar em morar com o pai. Fora isso, Sarah sobre bulying e assédio moral de um dos astronautas, Mike (Matt Dillon), que acredita na superioridade masculina para a missão.
Dirigido com delicadeza pela cineasta francesa Alice Winocour, que também escreveu o roteiro, o filme segue em ritmo lento, gradual, acompanhando todo o processo de desapego de mãe e filha para a eminente separação. A metade final do longa acompanha os longos e exaustivos exercícios que os astronautas precisam fazer antes do embarque. Lembra o drama "Os eleitos", de Philip Kauffman, por essa parte da preparação e expetativa para o vôo.
Eva Green está ótima, numa fase madura, e desempenhando com afinco o papel de mãe e astronauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário