domingo, 4 de outubro de 2020

Abuso


"Abuse", de Arthur J. Bressan Jr. (1983)
Polêmico e obscuro drama independente LGBTQIA+, o filme foi proibido e pouco visto na época do lançamento. Com temas controversos como abuso doméstico contra crianças e adolescentes e pedofilia, "Abuso mescla ficção e documentário e traz imagens fortes de violência infantil, além de um roteiro bastante ousado e tabu: a relação sexual entre um adulto e um rapaz de 14 anos.
Thomas (Raphael Sbarge) é um adolescente de 14 anos, que constantemente apanha de forma severa de seus pais. No último ato de violência, ele tem uma convulsão e desmaia. No hospital, o médico chama um amigo dele, Larry, para conhecer Thomas. Larry e um homem de 20 anos, estudante de cinema e que está fazendo um documentário sobre abuso doméstico contra crianças e adolescentes. Sem que os pais de Thomas saibam, ele topa dar entrevista e ser filmado por Larry em seu filme. Com as constantes idas e vindas, o inevitável acontece: Thomas e Larry se apaixonam, mais pelo carinho e proteção que Larry oferece, se aproveitando da fragilidade emocional do garoto.
Mesmo sem cenas de sexo, é incrível pensar o quanto esse filme deve ter provocado um enorme furor na época do lançamento, em 1983. Cenas apaixonadas dos dois na cama e muito romantismo. Porem mais chocante, são as imagens documentais e fotos mostrando pais queimando os filhos, torturando, cenas brutais que fazem com que esse filme não seja recomendado para pessoas sensíveis Fora isso, existem depoimentos de adultos e adolescentes relatando os casos de abuso que sofreram de seus pais, envolvendo inclusive estupros. Raphael Sbarge, que interpreta Thomas, tinha 18 anos na época das filmagens, mas sua aparência de adolescente fazem o espectador acreditar que ele tenha 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário