segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O terraço


"La terrazza', de Ettore Scola. (1980)

Após o grande sucesso de "Um dia muito especial" e de um episódio no filme "Viva Itália", o Mestre italiano Ettore Scola lança um filme na tradição do que faz melhor: contar histórias de um grupo de amigos de classe média, e que vivem discutindo sobre a vida, amor, profissão, política. Vencedor das Palmas de Ouro de roteiro e de atriz coadjuvante para Carla Gravina em 1980, o filme é um panteão dos melhores atores europeus da época: Marcelo Mastroianni, Jean Louis Trintingnant, Ugo Tognazzi, Vittorio Gassman e Serge Reggiani.

Mastroinai é um jornalista; Trintignant é um roteirista de cinema que escreve comédias populares, Ugo Tognazzi é o produtor de cinema que odeia filmes de arte; Vittorio Gassman é o político comunista; e Serge Reggiani é um diretor de tv da RAI. Stefania Sandrelli, protagonista da obra-prima "Nós que nos amávamos tanto", também está no elenco.
O filme começa com um magnifico plano de grua que avança, revelando todo o terraço e chegando até a sala onde está buffet, e em seguida, chegam os convidados para se servir. Logo, somos apresentados aos personagens principais, que sempre se reencontram uma vez por ano nessa festa no terraço. O filme conta a história de cada um separadamente, como se fosse um filme em segmentos. No final, um ano depois, a mesma festa, e entendemos que com rusgas e crises ao longo do ano, acabam se dissipando na festa, onde todos comemoram e cantam as dores da vida e dos amores, e a grua se afasta, saindo em movimento contrário ao que começou, só que dessa vez, com chuva.
Confesso que nunca havia visto ao filme, e sou um fã fervoroso de Scola. Não é dos meus favoritos, mas só pelo elenco, se torna um programa imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário