domingo, 18 de outubro de 2020

Não há mal algum


"

Sheytan vojud nadarad

", de Mohammad Rasoulof (2020)
Vencedor de 3 prêmios no Festival de Berlin 2020, incluindo melhor filme, o drama iraniano "Não há mal algum" é realizado pelo mesmo cineasta do excelente "Um homem íntegro", de 2017.
O filme é dividido em 4 episódios independentes, que têm como tema a pena de morte no Irã. O 1o episódio se chama "Não há mal algum" e apresenta o protagonista, Heshmat, um homem e meia idade, bom marido, pai de família, amoroso com todos ao seu redor e com uma boa vida, mas que esconde um terrível segredo.
O 2o episódio. "Ela disse: "Você consegue", mostra um soldado obrigado a praticar a sua primeira execução, e entra em conflito; no 3o, "Aniversário", um soldado, para poder ter folga e visitar a sua namorada, precisa executar um preso; no último, "Me beija",
uma jovem, Darya (Baran Rasoulof, filha do diretor), retorna para sua cidade, após anos, e revê seu tio, um médico da região. Um segredo de família irá expôr a verdade sobre a sua viagem.
Em comum, todos os filmes possuem um segredo contato no último ato de cada história. O filme tem um ritmo lento, e não tem pressa de contar as suas histórias, em um total de quase 150 minutos de duração. O filme tem excelentes atores, em registro naturalista, coordenando bastante tragédia humana. O diretor foi bastante criticado pelo governo iraniano por mostrar a pena de morte como algo nocivo e contra o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário