sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Cinzas no paraíso


 "Days of heaven", de Terrence Malick (1978)

Se você ouvir de algum cinéfilo que "Cinzas no Paraíso" é o mais lindo filme da história do Cinema, ele não estará brincando. Lançado em 1978, o filme arrebatou o Oscar de fotografia para Nestor Almendros, e a Palma de Ouro de Direção para Terrence Malick, aqui em seu segundo filme.
O preciosismo de Malick, notório, fez com que ele levasse anos montando o filme, estourando o orçamento da Paramount. Mas o resultado do filme, que foi um fracasso de bilheteria, é uma obra-prima que exala Arte em cada fotograma. Para fechar a santíssima trindade, a trilha sonora é do Mestre Ennio Morricone.
O filme se passa em 1916, durante a 1a guerra. Bill (Richard Gere) é um operário que mata seu patrão durante uma discussão de trabalho. Ele foge para Panhandle, no Texas, junto de sua namorada Abby (Brooke Adams) se sua irmã caçula, Linda (Linda Manz). Os três vão trabalhar na fazenda de trigo do fazendeiro (Sam Sheppard). Todos os empregads sofrem maus tratos, até que Bill ouve que o fazendeiro está com câncer terminal. Bill propõe à Abby que namore o fazendeiro e se case com ele, para herdar a fazenda. Mas Bill não esperava que Abby fosse se apaixonar pelo fazendeiro.
Com um extremo rigor na fotografia, toda filmada no twilight, com apenas duas horas de filmagem por dia, o filme exigiu bastante da equipe e do elenco. Malick é bastante famoso por seu perfeccionismo, e isso está impresso no filme inteiro. Toda a marcação, enquadramentos, poesia e atmosfera do filme são surpreendentemente mágicos de tão belos.
Richard Gere está em seu segundo filme, e Sam Sheppard em seu primeiro papel de destaque. O filme tem poucos dálogos, quase todo narrado por Linda. É um filme trágico, triste, um épico sobre pessoas que buscam ganância mas somente encontram o destino selado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário