quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Os rapazes das calçadas



"Os rapazes das calçadas", de Levi Salgado (1981)
Se existe um filme brasileiro que represente o underground e o lado mais sórdido da prostituição masculina, a decadência da noite marginal carioca e a violência urbana, esse filme é "Os rapazes das calçadas". Um cult obscuro, maldito e sórdido. Lady Francisco protagoniza o filme da forma mais bizarra possível: ela interpreta um papel masculino: Luís, um homossexual de meia idade, que perambula pelas noites do Rio de Janeiro, junto de um grupo de amigos gays afeminadíssimos, interpretados por Fernando Resky, Carlos Henrique Santos, Fernando José e Celso Farias. O grupo vive sendo achacado, assaltado e ameaçado de morte pelos garotos de programa, mas nem por isso deixam de frequentar as rodas da prostituição.
O filme, lançado em 1981, traz uma visão pejorativa e caricata do homossexual, totalmente ridicularizados. O filme é repleto de cenas de sexo explícito sem uso de camisinhas. O filme é um registro histórico do Rio de Janeiro de uma época muito mais permissiva e liberal do que os dias de hoje. Realizado antes do advento do vírus da Aids, o filme reflete a marginalidade do homossexual, vistos como pessoas abjetas e exculachadas.
A trilha sonora é recheada de hits, obviamente inseridas em uso de direitos: Barbra Streisand e hits dos anos 60, 70 e80 recheiam a trilha musical.
Em 1989, o alemão Jochen Hick viria a filmar no Rio de Janeiro o clássico maldito 'Via Appia", também mostrando o lado violento dos garotos de programa, que assassinam seus clientes, só que dessa vez, já no contexto do vírus da Aids.
Para fechar com chave de ouro o tamanho surrealismo de "Os rapazes das calçadas", a cena final é de Lady Francisco se desnudando de seu papel masculino, tirando peruca, bigode e entrando semi-nua, como símbolo sexual que era na época, no mar. Para quem gosta de tesouros trashes, esse filme é obrigatório.

Um comentário:

  1. Além de tudo,o filme é pioneiro nas cenas de sexo explícito - ''Coisas Eróticas'',considerado como precursor da putaria despudorada nas telas do País,foi lançado em 1982.

    ResponderExcluir