quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Cinemania


"Cinemania", de Angela Christlieb e Stephen Kijak (2002)
Excelente documentário imperdível para Cinéfilos, até porque o tema do filme são os próprios cinéfilos. No caso, o filme se passa em Nova York e acompanha a rotina de cinco cinéfilos: Jack, Eric, Harvey, Bill e Roberta . No meio do grande tumulto que é a metrópole Nova Yorkina, cada um desses cinéfilos s de desdobra para poder ver entre 2 a cinco filmes por dia, todos os dias de suas vidas. Calculando horários de metrô e da sessão de cada filme para ter certeza de que chegarão na próxima sessão à tempo, chegando ao cúmulo de decorarem o tempo de duração de cada filme.
Muitos recusaram um emprego para poderem se dedicar a assistir filmes o tempo todo. Acreditam que o mundo da fantasia dos filme sé mais interessante do que o mundo real. são todos solitários, e apesar de conversarem eventualmente quando se encontram nas salas de cinema, jamais combinam programas sociais. Nunca vão a festas, eventos sociais para poderem ir aos filmes. Renegam vida amorosa, sexual para evitar de se estressarem e de focar no cinema. Todos entendem que assistir filmes na tv não é a mesma coisa. Decoram nomes, datas de lançamento, elenco, e assistem a cada filme dezenas de vezes.
Apesar de ser um filme que retrata uma paixão, o filme deixa claro muitas vezes que o cinéfilo é associado a alguém "fora da curva", quase um esquisofrênico, repleto de bizarrices e loucuras. De fato, quem não entender o sentido de ser cinéfilo, nem deve assistir a esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário