sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O que ficou para trás


"His house", de Remi Weekes (2020)
Excelente, comovente filme de terror inglês, longa de estréia do cineasta Remi Weekes, e vencedor de um prêmio especial no Festival de Sundance 2020.
O filme lembra bastante "Corra!" e também "O iluminado", mas o melhor é o roteiro se apropriar do drama dos refugiados na Europa para fazer uma metáfora bastante criativa e assustadora sobre a imigração. Outro ponto a destaca, é a performance do casal de protagonistas, em atuações avassaladoras: Bol (Sope Dirisu) e Rial (Wunmi Mosaku). Os complexos personagens transitam entre o drama, o terror, o romance e o desespero, mas tudo com bastante realismo.
Impossível não associar o filme à 'Corra!": produção independente, cineasta negro, protagonistas negros lutando contra uma sociedade branca que os v6e como figuras marginalizadas. O uso de realismo fantástico e terror são outros elementos que o associam à Jordan Peele, e também ambos estrearam em Sundance com aplausos da crítica.
Com a guerra no Sudão, o casal Bol e rial fogem com a filha Nyagak para o Reino Unido. No entanto, com a tempestade, o barco vira e a menina morre. Os sobreviventes são presos e levados para um acampamento de refugiados em Londres. Com o passar do tempo, Rial e Bol são agraciados com uma casa na periferia, dentro de um conjunto habitacional, onde os próprios negros os descriminam por serem africanos. Logo, descobrem que a casa onde moram é assombrada e que o fantasma da menina veio se vingar.
Ótima direção e um roteiro surpreendente co um Plot Twist que me fez virar da cadeira e gritar! Imperdível e o final merece umas lágrimas derramadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário