segunda-feira, 12 de outubro de 2020

On the rocks


"On the rocks", de Sofia Coppola (2020)
Não fosse a assinatura de Sofia Coppola nos créditos, e a aparição de Bill Murray, o espectador mais incauto teria dúvidas senão estaria assistindo a uma comédia romântica de Woody Allen. A cidade de pano de fundo? Nova York. Os protagonistas? A clásse média alta. E tome os melhores restaurantes, as melhores paisagens, as ruas mais chiques, o estilo de vida da cidade mais famosa do mundo.
Ao mesmo tempo, sabendo que é um roteiro de Sofia Coppola, o espectador passa o tempo todo tentando identificar o quanto de sua história real existe na personagem de Laura (Rashida Jones, de "Parks and recreations"). Prestes a completar 40 anos. Escritora. Casada e com duas filhas. O pai de Laura, Felix (Bill Murray) é um famoso marchand do mundo das artes ( Alguém falou em Francis Ford Coppola?).
A história é tudo aquilo que Woody Allen ama: amor, traição, comédia, vaudeville e Manhattan.Laura se encontra em crise pessoal e profissional. O casamento, antes feliz, parece ter chegado em um momento de rotina. Seu marido, Dean (Marlon Wayans, de "As branquelas"), cada vez faz mais sucesso na empresa, trabalhando com mulheres mais jovens que Laura. Por conta das filhas, Laura tem abdicado da carreira de escritora, se dedicando às atividades das filhas. Mas quando ela reencontra seu pai, Felix, com quem ela não falava há muito tempo, as coisas pioram: Felix diz que os homens são todos iguais e bota pulga atrás da orelha de Laura, de que Dean a está traindo. Ele passa a ditar regras para Laura: checar celular, contratar detetive e por fim, seguir Dean em uma viagem de negócios escondida, junto de Felix, para o México.
Elegante e delicado, como todos os filmes de Sofia, o filme tem a fotografia do francês Philippe Le Sourd , que fotografou o último filme dela, 'O estranho que nós amamos". Sofia dirigiu Murray em seu clássico, "Encontros e desencontros", em 2003, e depois em 2015, no especial de Natal pra Netflix. Esse reencontro, em um personagem feito de presente para Murray, brinda o filme com muito talento e inteligência. Rachida Jones e Marlon Wayans também estão igualmente maravilhoos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário