domingo, 4 de outubro de 2020

Gay USA


"Gay USA", de Arthur J. Bressan Jr (1977)
Histórico documentário sobre as manifestações LGBTQIA+ que ocorreu nos Estados Unidos no dia 6 de junho de 1977, 9 anos após o evento de Stonewall, considerado a pedra fundamental pela organização do movimento pelos direitos da comunidade gay. A produção disponibilizou 25 câmeras e entrevistadores, espalhados em diversas cidades aonde estava ocorrendo Paradas gays: Nova York, San Diego, San Francisco, Chicago e Los Angeles. Centenas de milhares de pessoas, entre assumidos e simpatizantes, lotaram as ruas, gritando palavras de ordem que garantisse os direitos dos casais gays, luta contra a homofobia e o assassinato de homossexuais
(Harvey Milk importante ativista, foi assassinado um ano depois).
O filme tem imagens importantes, e mais incrível, o filme traz registro da primeira parada gay em NY, que ocorreu no ano de 1970, um ano após Stonewall.
escutar populares, gays e heteros, falando sobre a importância da saída do armário, sobre os direitos de liberdade de expressão e a simpatia pela causa ( incluindo crianças dando apoio) é encantador. Uma pena que com tanta alegria e desejo de um futuro melhor para todos, a AIDS tenha surgido 5 anos depois e devastado boa parte da comunidade. Os depoimentos ganham contorno tristes e melancólicos se paramos para pensar nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário