domingo, 11 de outubro de 2020

Sem seu sangue


"Sem seu sangue", de Alice Furtado (2019)
Laureado pela mídia na ocasião de sua seleção para o prestigiado Festival de Cannes, dentro da mostra paralela Quinzena dos realizadores, em 2019, "Sem seu sangue" é um drama de terror fantástico que traz muitas semelhanças com "Grave", a grande sensação no mesmo Festival de Cannes em 2016, igualmente dirigido por uma mulher e que traz uma protagonista em processo de descoberta de sua sexualidade. Ambos os filmes lidam com libido, sangue e canibalismo, com tripas e vísceras expostas, mas obtendo um simbologismo sobre a falta de comunicação entre os jovens e adultos. Silvia (Luiza Kosovski, filha do diretor Ricardo Kosovski), é filha de Lourenço Mutarelli e Silvia Buarque, representantes da classe média alta carioca. Silvia é apática e mal se relaciona com as colegas de sala, até que conhece Artur (Juan Paiva), um rapaz por quem se apaixona perdidamente. Ela descobre que ele é hemofílico, e após um acidente, ele vem a falecer. Consumida pela depressão, seus pais a levam até uma ilha para que ela repouse e saia da depressão. Mas logo ela descobre que a Ilha reserva segredos místicos.
Cannes adora o cinema de realismo fantástico brasileiro, vide os premiados "Bacurau" e "Diamantino" que saíram de lá com troféus.
"Sem seu sangue" é um filme ousado e corajoso que investe em uma mistura de gêneros que em mãos menos experientes, poderiam ter dado resultado desastroso. Todo o ato final é manipulado com competência por Alice Furtado, se arriscando em um terreno perigosíssimo, mas do qual se saiu super bem. Outras referências seriam o cinema de Juliana Rojas e Marco Dutra, que também investem em um terror autoral. A edição privilegia cenas com ritmo bastante lento, planos longos. Os atores atuam em registro hiper naturalista, quase sem expressar emoções, dando notas frias para as cargas dramáticas. Um acerto da equipe dos Estúdios Giz, formada por jovens do audiovisual que investem em produtos menos óbvios.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário