sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Não vamos pagar nada


"Não vamos pagar nada", de João Fonseca (2020)
Adaptação cinematográfica da peça teatral escrita pelos dramaturgos italianos Dario Fo e France Rame, com título original de "Não vamos pagar" e também, estréia na direção cinematográfica do diretor de teatro João Fonseca. O filme tem uma narrativa vintage que lembra bastante os filmes do mestre da comédia popular italiana Dino Risi, que se sustentavam em cima de piadas, gags e principalmente, de um elenco estelar. Além do texto mais do que atual, que tem como temas a fome, desemprego e miséria, o filme conta com um mega elenco de comediantes, tanto nos papéis de protagonistas, quanto no elenco de apoio. João Fonseca inclusive mistura de forma sadia e inteligente atores de teatro, cinema e tv: Samantha Schmutz, Edmilson Filho, Flavia Reis, Fernando Caruso, Leandro Soares, Flavio Bauraqui formam os protagonistas. No enorme elenco de apoio, temos Paulinho Serra, Criolo, Paula Sandroni, Dira Camero, entre outros.
Como a fonte é o texto teatral, é possível enxergar no filme uma estrutura de palco onde o elenco desenvolve as suas ações no set principal, que é o apartamento de Antônia (Schmutz) e João (Edmilson Filho). Ela desempregada, ele operário em uma fábrica. Quando Antônia descobre que os preços no mercado subiram, ela faz um levanta com as outras donas de casa exigindo os direitos da população pobre. A confusão se instaura, e todos fazem um saque no mercado. Ao chegar em casa repleta de compras, Antônia conta para a sua amiga Margarida (Flavia Reis) sobre o ocorrido. Temerosas de seus maridos certinhos e conservadores, e da polícia, que está no encalço delas, elas decidem seguir com uma mentira para poderem se dar bem: se dizem grávidas.
Com uma narrativa ágil, o filme faz rir pelo texto engraçado e ao mesmo tempo, ácido e melancólico, atingindo em cheio a máxima que no Brasil, pobre fica feliz por qualquer coisa. Um divertido passatempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário