sábado, 9 de novembro de 2024
A música de John Willians
Music by John Willians", de Laurent Bouzereau (2024)
"O maior pop star de todos os tempos". Esse depoimento é do cantor do Coldplay Chris Martin, ao comentar sobre o compositor John Willins. Indicado 54 vezes ao Oscar e vencedor de 5 pelos filmes "Um violinista no telhado", "Tubarão", "Star wars", 'Et, o extraterrestre" e "A lista de Shindler", Willians é visto como marca registrada da filmografia de Steven Spilberg e George Lucas, cujos filmes são inimagináveis sem as famosas e icônicas trilhas do mestre da música. Entre outras tantas trilhas famosas, tem "Superman", "Os caçadores da arca perdida", "Esqueceram de mim", "Jurassic Park", "O resgate do soldado Ryan", a série "Perdidos no espaço", além de temas como a da abertura das Olimpíadas de Los Angeles e da Nbc. Não podemos esquecer também a trilha de "Harry Potter" , que consolidou toda a identificação da narrativa do famoso bruxinho com seu gigantesco fã clube.
Os depoimentos no filme são de 1a linha: Steven Spielberg e Ron Howard, produtores do filme; os compositores Thomas Newman e Alan Silvestrei; os músicos Brandford Marsallis e Yo Yo Ma; os cineastas J. J Abrahams, Lawrence Kasdan, James Mangoldl, Frank Marshall, Chris Columbus; a produtora Kathleen Kennedy e o ator Ke Hui Quan. Chris Martin diz que seu primeiro filmes visto no cinema foi 'Et, o extraterrestre", e que usa a música tema do filme todas as vezes que sua banda sobre aos palcos durante os shows da turnês, pois quer ter a sensaçao de estarem voando.
Spielberg dá depoimentos emocionantes, como quando Willians, após assistir a um corte de "A lista de Schindler" ainda sem trilha, comentou que Spielberg deveria convidar um compositor melhor. "Eu sei, mas eles estão todos mortos". O filme fala sobre como Spielberg decidiu convidar Willians para seu 1o filme, "Louca espacada", em 1974, e desde então, nunca largou não dele. Muitas curiosidades sobre o processo de Willians para pensar nas trilhas; a sua demissão da orquestra de Boston Pops após comentários de músicos da orquestra insatisfeitos com o repertório, alegando que música de trilhas eram arte menor; como foi sondado por George Lucas para fazer a trilha de 'Star wars" e a força que Spielberg deu para ele fazer a famosa trilha. O filme irá comover e fazer o público soltar lágrimas, pois é impossível não se emocionar ouvindo músicas que acompanharam a vida de todo cinéfilo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário