sábado, 2 de novembro de 2024
O aprendiz
"The apprentice", de Ali Abbasi (2024)
Concorrendo no Festival de Cannes 2024, "O aprendiz" apresenta um jovem Donald Trump, dos anos 70 ao final dos anos 80. Seria algo como "a ascenção do Mal" de um jovem inseguro e com sonhos profissionais, se tornando o Donald Trump misógeno, arrogante, homofóbico, racista e defensor do armamento que todos conhecem. Sebastian Stan o interpreta magnificamente, repetindo todos os trejeitos e cacoetes.
Nos anos 70, Trump contrata o advogado Roy Cohn (Jeremy Strong) para defender os interesses de seu pai, Fred Trump (Martin Donovan), que está sendo processado por afro americanos que alegam que Fred está sendo racista nos assuntos imobiliários. Trump encontra em Roy um grande mentor: Roy é frio, corrupto, arrogante e ambicioso. Roy ensina a Trump três regras a se seguir na vida, para obter sucesso: "Atacar, atacar, atacar"; "Não admitir erro, negando tudo" e "Nunca admita derrota". Durante uma festa, Trump testemunha Roy em uma orgia com homens. Aos poucos, Trump vai ganhando espaço no mercado imobiliáro, construindo e arrendando prédios, lançando cassinos ese tornando um midas do mercado imobiliário. Ao conhecer Ivana Trump (Maria Bakalova, indicada à atriz coadjuvante por "Borat 2"), Trump decide conquistá-la de qualquer jeito. Mas com o tempo, e após obrigá-la a fazer intervenções cirúrgicas, Trump passa a ter ciúmes do grande chamariz que é Ivana, que acaba ofuscando Trump na mídia.
O filme apresenta com o passar dos anos, um Trump maquiavélico. O próprio Trump e seus eleitores e correligionários ficaram irritados com o lançamento do filme, alegando que poderia prejudicá-lo nas eleições de novembro de 2024. A reconstituição de época, a fotografia reproduzindo a textura vintage da película, a direção de arte caprichada, a edição, e claro, maquiagem e figurino, auxiliam o espectador a entrar em uma verdadeira viagem do tempo. A trilha sonora é composta de grandes clássicos pop: "Always on my mind", Pet Shop Boys, "Rock Your Baby", de
George McCrae, "Yes Sir, I Can Boogie", de Baccara, "I'm Your Boogie Man", de KC & The Sunshine Band, "Blue Monday", de New Order, entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário