terça-feira, 5 de novembro de 2024
The outrun
"The outrun", de Nora Fingscheidt (2024)
Adaptado do livro de memórias escrito por Amy Liptrot em 2020, "The outrun" foi exibido em Sundance e no Festival de Berlim 2024. Protagonizado por Saorsie Ronan, atriz que sempre presenteou o público com um talento inquestionável, desde tenra idade, quando começou a trabalhar em filmes.
Saorsie é Rona (alter ego de Amy), uma estudante de biologia de 29 anos, que sai de sua cidade natal, nas Ilhas Orkney, na Escócia, em direção a Londres, para estudar e trabalhar. Mas ela está desempregada, parou os estudos e dedica os seus dias a baladas e bebidas. Quando rompe o namoro com seu namorado Daynin (Paapa Essiedu), que não consegue mais lidar com os rompantes etílicos de Rona, Rona é agredida e atacada na rua. Ela decide voltar para sua terra natal, para dar um tempo. Seus pais estão separados: o pai, fazendeiro, é bipolar e mora sozinho. A mãe é católica fervorosa e arma reuniões com fiéis em casa, além de pressionar Rona a dar um jeito em sua vida. Ela se filia ao AA local, e vai trabalhar em uma Ong dedicada a estudar espécimes animais extintos na região.
Toda essa narrativa é contada de forma não linear, com muitos vai e véns temporais. O espectador só fica sabendo que mudou a época por causa da cor do cabelo de Rona, que toda hora pinta com uma cor diferente. Muita gente apelidou o filme como sendo uma versão adulta da personagem de Saorsie no filme "Lady bird": rebelde, tempestuosa, de forte personalidade. O trabalho de fotografia e câmera no filme são um grande chamariz para a narrativa quas eexperimental, que mescla ficção, documentário e imagens estilizadas que expressasm os sentimentos de Rona.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário