terça-feira, 12 de novembro de 2024
MMXX
"MMXX", de Cristi Puiu (2023)
Drama romeno c-escrito e dirigido pelo cineasta Cristi Puiu, considerado um dos fundadores do movimento "novo cinema romeno", com seu drama premiado 'A morte do Sr Lazarescu". Com "MMXX"(2020, em vocabulário romano), Puiu faz uma crítica à burocracia que ele considera fascista sobre a forma como os governos impuseram regras rígidas à população em relação à covid e ao lockdown. Puiu foi um dos grandes detratores do uso da máscara e do confinamento e aqui, ele faz críticas ácidas `à forma como o governo de apropriou das regras "kafkanianas".
Concorrendo em San Sebastian, o filme é dividido em 4 segmentos, cada um com cerca de 40 minutos e estilisticamente, filmados de forma distintas.
1) Uma terapeuta, Oana, recebe uma nova paciente, Nadia. Ao longo da sessão, inverte-se a relação e Nadia provoca Oana. Ela revela que a sessão foi um presente de uma amiga.
2) Oana conversa com seu irmão Mihai sobre o marido dela, Septimiu, e a crise que estão vivendo no relacionamento. De repente, uma amiga de Oana,que acabou de dar à luz em um hospital, relata que está impedida de ver o filho por ela ter sido diagnosticada com covid
3) Septimiu, que é médico, conversa com um colega no hospital sobre uma amante e fala também sobre tere scutado uma conversa sobre a máfia local
4) Um investigador policial e seu assistente invadem um funeral que estava escondendo uma rede d etráfico humano, e interrogam uma prostituta que faz relatos bárbaros sobre como agiam. Com 2hrs 40 min de duração, é uma tarefa hercúlea acompanhar esse filme que é a nata do cinema romeno, com muitos planos estáticos e longos, contemplando um cinema naturalista e rígido formalmente. Assim assim, é de se elogiar o excelente trabalho de todo o elenco, atuando em cenas muitas vezes em planos sequências. É um filme cansativo e traz um olhar provocativo sobre a pandemia e as diversas formas de relacionamento, sejam conjugais, profissionais ou de exploração camufladas pelo lockdown que acabou se aproveitando da situação para fazer práticas criminosas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário