sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Jornada sem fim
"San da dui", de Mop Dai (2023)
Vencedor de diversos prêmios internacionais, "Jornada sem fim" é um thriller chinês que mistura drama, ação e uma trama de vingança. O filme é excelente, uma trama que termina de uma forma emocionada e que me fez chorar. Uma ode à amizade, à ética profissional e ao ofício dos policiais que fazem juramento à sociedade em defesa da população, custe o que custar. O filme é a jornada física e emocional do protagonista Cheng Bing (Zhang Yi, fantástico), que durante 11 anos, fica obcecado em procurar o assassino de uma menina de 14 anos, que foi estuprada e morta. o filme me fez lembrar da paranóia e obsessão do detetive de "Memórias de um assassino", de Bong Joon-ho, diretor de "Parasita".
No sul da China, em Taiping, província de Guangdong, no dia 21 de setembro de 2002, um grupamento policial, liderado pelo detetive Cheng Bing, vai atender a um chamado. O grupo é formado por Xi Yizhou (Wei Chen), e Cai Bin (Cao Bingkun), Ma Zhenkun (Wang Xiao), Liao Jian (Zhang Zixian) e do veterano Zhang Qingliang (Yang Xinming), o mais velho do grupo. Eles descobrem que uma menina de 14 anos foi assassinada e estuprada, e os suspeitos são dois irmãos que foram instalar um ar condicionado quando a menina estava sozinha em casa. Zhang vai atrás de um dos irmãos suspeitos, Wang Dayong, mas durante a correria, passa mal e morre logo depois. O suspeito é interrogado pelo grupo, mas com a frieza da confissão, o grupo acaba acidentalmente matando-o. O grupo vai preso e todos, com exceção de Cheng Bing, pegam 5 anos de prisão. Bing pega 8 anos, e ao sair, descibre que cada integrante teve que seguir a vida de uma forma diferente: as famílias os abandonaram, e foram detimidos pela polícia, assim como Bing. Obcecado em encontrar o assassino, Bing procura reunir o grupo novamente e ir atrás do criminoso.
Todo o elenco e a construção de cada personagem é excelente. O espectador fica apaixonado pela amizade do grupo e a cada reencontro acende um sorriso no rosto. A trama também é ótima, e mesmo o filme sendo longo, vale assistir até o seu final, que resreva um belíssimo planos sequência. As ambientações da China durante o passar dos anos é muito bem apresentada, com uma ótima fotografia , maquiagem e direção de arte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário