segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Encontro com o Ditador
"Rendez-vous avec Pol Pot", de Rithy Panh (2024)
Indicado pelo Camboja à uma vaga ao Oscar de filme internacional 2025, "Encontro com o Ditador" foi exibido no Festival de Cannes 2024. O filme mistura ficção, documentário e animação para trazer a livre adaptação do livro escrito pela jornalista americana Elizabeth Becker, "Cambodia and the Khmer Rouge Revolution". O filme se passa em 1978. Sob o domínio do sanguinário ditador de Pol Pot e do seu Khmer Vermelho, o país está devastado, vivendo sob um regime comunista onde milhões de pessoas passam fome e 2 milhões de cambojanos foram mortos em um genocídio.
Três franceses, os jornalistas Lise Delbo (Irène Jacob) e Alain Cariou (Grégoire Colin), além do fotógrafo Paul Thomas( Cyril Guei) são convidados pelo regime para uma visita ao país e apresentar as melhorias do governo. Eles esperam uma entrevista exclusiva com o Ditador, mas no meio do caminho, Paul consegue tirarumas fotos onde o que foi escondido pelo regime vem à tona: chacinas e crianças passando fome. Paul desaparece e Lise diz a Alain que enquanto não o encontrarem, ela não vai embora. Aos poucos, Lise e Alain decsobrem os horrores da guerra e do governo de Pol Pot.
As cenas documentais, filmadas na época do regime, são aterrorizantes e chocantes. Em momentos onde não há registro, o filme utiliza a linguagem da animação. Irene Jacob, musa do cinema francês desde "A fraternidade é vermelha" e 'A dupla vida de Veronique", ambos de Kieslowsky, traz uma performance contundente e forte à personagem que contesta e provoca. É um filme cru, tão trágico e brutal quanto "O último rei da Escócia", com Forrest Withaker no papel de idi Amin, ditador da Uganda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário