sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Tudo que imaginamos como luz
'All we imagine as light", de Payal Capadia (2024)
Grande prêmio do juri no Festival de Cannes 2024, o filme foi o 1o filme indiano a competir na mostra oficial após 30 anos sem um representante. O drama é a estréia da roteirista e diretora Payal Capadia em longas, e traz uma narrativa que traz uma narrativa documental à vida de 3 mulheres em Mumbai. As enfermeiras Prabha (Kani Kusruti) e Anu (Divya Prabha) trabalham em um hospital e dividem a mesma casa. Parvaty (Chhaya Kadam) é uma viúva e trabalha como cozinheira no hospital. Ela está para ser retirada à força de seu terreno, pois não ocnsegue encontrar a escritura. Pradha é casada com um homem que está trabalhando na Alemanha e há tempos não se comunica com ela. Pradha tem um estilo mais conservador e evita se aproximar de outros homens, entre eles, um médico que a corteja. Anu é mais jovem e tem espírito mais livre, e namora um rapaz, Shiaz. Pradha recrimina o relacionamento de ANu. As duas amigas ajudam Parvarty a se mudar para o interior, uma área rural chamada Ratnagiri .
O filme traz uma linguagem totalmente naturalista, que combina com o olhar documental. O prólogo apresenta imagens da grande metrópole, e off de pessoas anônimas falando sobre saírem de suas cidades pequenas e se mudarem para Mumbai. Li uma matéria que o crítico comparava o filme à "Cidade campo", de Juliano Rojas, e é verdade, existe muita similiaridade entre os filmes, tanto na questão migratória, como no olhar sobre o feminino, pressionada por uma sociedade patriarcal e conservadora. A atriz Kani Kusruti esteve recentemente em outro ótimo filme, "Girls will be girls".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário