terça-feira, 14 de janeiro de 2025
As siamesas
\
"Las siamesas", de Paula Hernández (2020)
Paula Hernandez é a mesma roteirista e diretora do excelemte 'Os sonâmbulos" , um filme argentino que retrata uma família em crise. Pois esse mesmo mote retorna agora em "As siamesas", só que a família se resume à mãe e à filha. O filme daria uma excelente peça de teatro com 3 atores: uma atriz na faixa dos 60 anos, uma atriz na faixa dos 40 anos e um homem na faixa dos 40 anos. O filme ganhou mais de 12 prêmios em festivais, reforçando o excelente trabalho da direção de atores. Paula adaptou o romance de Guillermo Saccomanno,que mostra uma relação de amor e ódio de duas mulheres, mãe e filha, que sempre moraram juntas, com a mãe possessiva ditando todas as regras para a filha passiva.
Clota (Rita Cortese) e Stella (Valeria Lois), mãe e filha, moram sozinhas em uma casa em Junin, interior de Buenos Aires. Durante toda a sua vida, Stella cuidou de sua mãe: com os remédios, que ela sabe exatamente quais são e a hora de tomar, de casa, da comida, de todos os afazeres. Toda a vida de Stella foi dedicada à sua mãe, que a consome por inteiro. Quando recebem a notícia de que o pai de Stella, divorciado há anos de Clota, faleceu e deixou dois apartamentos para Stella, elas decidem seguir até a cidade de Costa Bonita, região litorânea, para assinar os papéis. Elas seguem de ônibus, comandado pelo motorista Primo (Sergio Prina). Durante a viagem, a relação das duas vai se deteriorando, e piora quando Stella passa a dar atenção ao mootrista, deixando Clota com a certeza de que Stella a partir de agora, irá querer seguir seu caminho sozinha.
Achei lindo o título do filme, e a forma como a diretora filma as duas mulheres, sempre juntas e unidas, mas que no ônibus, são obrigadas a se separar, e a partir daí, metaforicamente, dá se o início ao rompimento. Um show de performance das duas atrizes, em um filme econômico, som somente 3 atores e praticamente 80 por cento do filme dentro do ônibus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário