domingo, 12 de janeiro de 2025
O cristal encantado
"The dark crystal", de Jim Henson e Frank Oz (1982)
Um clássico da fantasia dirigido por Jim Henson e Frank Oz. Assisti a esse filme quando era adolescente e fiquei chocado o quanto ele era sommbrio e trágico. O filme me perturbou muito e nunca mais revi. Decidi rever agora e entendo o porquê de eu ter ficado traumatizado: personagens queridos são mortos, uma das protagonistas é esfaqueada!!!!!!!!! e na cena mais chocante: um dos skeksies, que são os vilões em forma de urubus, sugam a energia de um fofo podling ( tipo os Ewoks do 'Star wars") e bebe o líquido com a essência do bichinho, para rejuvenescer! O bicho fica esquelético e se torna escravo. É uma cena chocante para uma criança, e sse foi o maior erro de marketing do filme na ocasião, vendê-lo como filme infantil.
No mundo de Thra, os Skeksis e Gelflings viviam em harmonia. Mas a cobiça dos skeksis fez com que eles matassem todos os Gelfklings e se apossassem do poderoso Cristal negro. Uma profecia que se aproxima diz que um Gelfling irá controlar o cristal e fazer reinar a paz novamente no planeta. Jem, um gelfling sobrevivente, criado por um Mestre, é incumbido da missão de recuperar o cristal fragmentado e uni-lo ao original. No caminho, ele encontra outra gelfling sobrevivente, Kira, e seu animal de estimação fizzgig.
O filme é repleto de personagens encantadores: fizzgig é apaixonante, assim como os podlings e a genial Aughra, uma guardiã dos segredos, uma anciã que faz lembrar o Mestre Yoda. O visual do filme é um primor, assim como a fotografia, que dá o tom soturno e a trilha sonora. Jim Henson havia dado um depoimento dizendo que queria com esse filme, recuperar as histórias assustadores para as crianças, no estilo dos contos dos irmãos Grimm. E certamente, conseguiu. Em 2019, a Netflix lançou uma série no mesmo universo do filme.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário