domingo, 12 de janeiro de 2025
Abruptio
"Abruptio", de Evan Marlowe (2023)
Vencedor de mais de 20 prêmios internacionais, a animação "Abruptio" é um filme bizarro, que une ficção científica, gore, fantasia, suspense e drama. Ele lembra clássicos como "Os invasores de corpos", de Don Siegel, 'Eles vivem!", de John Carpenter e visualmente, lembra "Anomalisa", de Charlie Kauffman. O filme é todo realizado com fantoches em tamanho de seres humanos, e filmados em locações reais. O diretor e roteirista Evan Marlowe levou 6 anos filmando o longa. O mais curioso são os dubladores: o cineasta Jordan Peele, Robert Englund ( Freddy Krugger), entre outros.
Les Hackel, um homem de meia idade, é um homem que vive uma rotina burocrática. Ele mora com seus irritantes pais, odeia seu trabalho em um escritório e a sua namorada acaba de pedir a separação. Ele se tornou umm alcóolatra e de noite costuma sair em bares. Um dia, ele acorda e encontra um corte em seu pescoço, na parte de trás. Ao procurar seu amigo Danny (Peele), que também tem o mesmo corte, ele passa a receber mensagens pelo celular, obrigando-o a executar ações, caso contrário, a bomba instalada no pescoço dele irá explodir. As missões envolvem assassinatos à sangue frio, comandadas por uma raça de alienígenas.
Os fantoches do filme são a grande atração, principalmente porque interagem com locações reais. Tem momentos que dá para perceber que são atores vestindo a fantasia (momentos onde os personagens correm), mas é interessante mesmo assim ver um filme onde todo o trabalho de manipulação dos bonecos é artesanal, sem uso de CGI. O roteiro vai caminhando para um espiral de sandices, como em um filme de Charlie Karfman, e o espectador fica curioso para saber como tudo termina. Existe uma cena em particular que é bem tensa: a da chacine de uma família. Mesmo usando bonecos, é cruel e sádica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário