quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Sob o silêncio das águas
"He bian de cuo wu", de Wei Shujun (2023)
Concorrendo na Mostra un certain regard no Festival de Cannes, o suspense noir chinês "Sob o silêncio das águas" é adaptado do romance de Yu Hua, "Mistakes by the river. Yua Hua escreveu o roteiro para a obra-prima de Zhang Yimou, "Tempos de viver", de 1990.
O filme apresenta um policial obstinado, Ma Zhe (Zhu Yilong), morador de uma cidade rural, Banpo, durante o ano de 1995, antes da virada econômica da China. Ma Zhe trabalha para a corporação policial da cidade. Uma senhora foi encontrada morta na beira do rio, espancada até a morte. A polícia acredita que o filho adotivo da senhora, conhecido como "Louco" por conta de distúrbios mentais, é o responsável. Ele está foragido. Outras mortes acontecem. A esposa de Ma Zhe, a professora Bai Jie, está grávida e na consulta médica, a doutora diz que o filho irá nascer com problemas mentais por conta de genética. Ma Zhe passa a entrar em conflito por estar perseguindo um louco e a possibilidade de ter um filho nas mesmas condições.
Rodado em 16 MM, o que lhe confere uma textura suja interessantíssima, o filme apresenta como trilha “Moonlight Sonata” de Beethoven.
A atmosfera do filme é excelente, além do trabalho do elenco, em especial, Zhu Yilong, como Ma Zhe, em eterno conflito. O roteiro deixa muitas pontas em aberto e pode frustrar muitos espectadores, principalmente em seu desfecho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário