domingo, 27 de abril de 2025
Vitória
"Vitória", de Andrucha Waddington (2025)
Dois filmes protagonizados por Fernanda Montenegro me vieram à mente ao assistir "Vitória": "O outro lado da rua", de 2004, de Marcos Berstein, com Fernanda interpretando uma solitária moradora de Copacabana que trabalha fazendo denúncias para a polícia. O outro é "Central do Brasil". Não tem como não lembrar do final do filme conectado ao final de "Vitória".
Os bastidores do filme foram trágicos: O filme começou a ser rodado com Breno Silveira em Vivência, Pernmabuco, em 2022, mas elevio a ter um enfarte e faleceu. Andrucha seguiu com o projeto e dedica o filme ao amigo. Baseado na história de Joana da Paz, uma moradora que tentou denunciar atividades de traficantes pela sua janela e reportando à polícia, era solenemente ignorada. Ela decide comprar uma filmadora portátil e grava imagens, auxiliada por um jornalista. No filme, Joana se chama Ninca. O jornalista é Flavio (Alan Rocha).
O filme é muito bem produzido com todo o padrão de qualidade da Cosnpiração filmes. A cena que eu mais gostei é quando Nina é sequestrada e levado ao morro, e descobre que ela terá que fazer massagem em um chefe do tráfico. Uma cena que traz humor realizado com muita propriedade por Fernanda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário