terça-feira, 15 de abril de 2025
Rita
"Rita", de Jayro Bustamante (2024)
O cineasta da Guatemala Jayro Bustamente é o mesmo realizador de "La chorona", uma fantasia baseada na ditadura militar do país. Agora, em "Rita", Bustamente adapta uma aterrorizante história real ocorrida em seu país: em 2017, 41 meninas morreram queimadas na Casa Segura Virgen de la Asuncion, um reformatório juvenil, enquanto protestavam contra o ambiente abusivo dos funcionários do local. Assim como em "Labirinto d fauno", Bustamente se apropria da fantasia para atenuar a tragédia e a violência. "Rita"venceu o prêmio de fotografia para Inti Brionte no Fantasia 2024.
Rita (Giuliana Santa Cruz), 13 anos, é abusada sexualemnte pelo pai e pela irmã mais nova. Ela tenta fugir, e acaba sendo levada até uma casa administrada pelo governo. Lá, outras meninas, consideradas delinquentes, convivem com abusos dos funcionários: estupros, abusos físicos e encarceramento forçado. As meninas usam asas de anjo. Rita, junto de outras meninas, procuram uma forma de fugir do local.
É muito doloroso assistir ao filme, principalmente na sua trágica cena final. A narração que fecha o filme é assustadora, ao comparar a situação com o país atualmente. A forma como o diretor Jayro Bustamente lida com elementso de fantasia, auxiliados pela fotografia a direção de arte, impressionam, ainda mais considerando o orçamento apertado. As meninas são todas ótimas atrizes, e não deve ter sido fácil estar na pele das personagens, bastante sofridas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário