segunda-feira, 7 de abril de 2025
Los frikis
"Los frikis", de Tyler Nilson e Michael Schwartz (2024)
Que filme triste! Baseado em bizarra história real, o filme é dirigido pela dupla americana Tyler Nilson e Michael Schwartz, que lançou o sucesso indie "The Peanut butter falcon", um comovente drama que mostra a amizade entre um rapaz rebelde, interpretado por Shia Labeouf, e um porrador de síndrome de down.
O filme é ambientado em Cuba de 1991: Fidel Castro baixou um decreto proibindo a divulgação do rock. Uma banda de punk, Los frikis, é obrigada a parar de se apresentar. Os integrantes são dois irmãos órfãos, Paco (Héctor Medina) e Gustavo (Eros de la Puente). O embargo de Fidel aos Estados Unidos deixa as prateleiras vaias e. apopulação passa fome. Os irmãos trabalham como catadores de cana. Quando Paco ouve falar que o governo dá subsídio a portadores de HIV, que fica, reclusos em um acampamento com 3 refeições por dia, Paco faz como muitos civis: se auto injetam com sangue contaminado. Gustavo se recusa a fazer o mesmo que o irmão. Os amigos de Paco dizem que em breve será descoberta uma vacina contra o HIV. Fãs e outros integrantes da banda também se contaminam. Gustavo decide forjar um exame de sangue para estar perto do irmão.
Um filme emocionante que sela a amizade entre dois irmãos, em situação de miséria, "Los frikis"obviamente não poderia ter sido filmado em Cuba. Foi todo rodado na República Dominicana. Todo o elenco é excelente, e o trabalho de direção de arte e fotografia são muito bons. O desfecho é dos mais melancólicos que vi recentemente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário