quinta-feira, 17 de abril de 2025
Pizza, cerveja e cigarros
"Pizza, birra, faso", de Israel Adrián Caetano e Bruno Stagnaro (1997)
Clássico drama argentino de 1997, escrito e dirigido pela dupla Israel Adrián Caetano e Bruno Stagnaro. O filme entrou em diversas listas de melhores filmes argentinos de todos os tempos. Ganhou 4 prêmios no Festival de Gramado, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro (quando filmes latinos competiam para os prêmios principais).
O filme é um retrato cru e doloroso da juventude dessasistida pelo governo, frutos da incomunicabilidade com os pais, do desemprego, alta de preços, e evasão escolar. Se agarrando ao cinema neo realista italiano, com locações reais e tendo como protagonistas, jovens à margem da sociedade, o filme foi realizado com baixo orçamento.
Um grupo de quatro amigos delinquentes roubam nas ruas de Buenos Aires. Entre alguns de seus golpes, existe a parceria com taxistas, que ajudam a roubar passageiros. Cordobes, Pablo, Frula, Megabom e Sandra, essa última, namorada de Cordobes. Sandra está grávida e quer que Cordobes abandone a vida de crime. Xordobes deseja realizar seu grande roubo: assalto à uma boite, e com o dinheiro, fugir para Montevideo com Sandra.
Que ninguém espere um happy end. O desfecho é desolador, mas não poderia ser diferente. Contando com um elenco de excelente grupo de jovens atores, o filme pode ser visto como uma versão mais adulta de "Pixote", de Hector Babenco. Melancólico e um olhar sincero sobre jovens sem perspectiva de futuro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário