quinta-feira, 24 de abril de 2025
Você é o universo
"U are the universe", de Pavlo Ostrikov (2024)
Premiada ficção cientifica co-produzida por Ucrânia e Bélgica, "U are the universe" presta homenagem a clássicos do gênero, como "2001", "Solaris" e "Gravidade". O filme pode ser visto como um retrato metafórico sobre a destruição da Ucrânia, ou também ua parábola sobre o altruísmo e a necessidade do ser humano de, na hora de sua morte, estar junto de outro ser humano.
Durante 99 % do filme, "U are the universe" tem apenas um único personagem: Andryi (Volodymyr Kravchuk). Ele é um funcionário do governo ucraniano que tem a missão de pilotar uma nave e jogar lixo radioativo no espaço. Aviagem dura 2 anos para ir e dois anos para retornar. Na sua volta à Terra, ele testemunha o planeta explodindo. Max, o robô que divide a nave com ele, conclui que Andryi é o único ser humano sobrevivente no universo. Para piorar sua situação, ele precisa se distanciar da órbita, pois detritos da Terra estão indo em sua direção. Durante a sua trajetória, Andryi recebe mensagem de uma sobrevivente de uma estação orbital em Saturno, há milhões de anos luz à distância dele. Mesmo contra a vontade de Max, que diz que o combustível nã será suficiente, Andryi decide resgatar Catherine (Alexia Depicker), uma francesa sobrveivente da estação, e passar os últimos dias de sua vida com outro ser humano.
Fico impressionado com a possibilidade desse filme existir. Li que ele foi filmado durante a guerra da Ucrânia. Os orçamento foi baixo, o que parece impossível, vendo o filme, que é repleto de qualidades técnicas e não deve a nenhum filme americano de ação e aventura espacial. O ator e fantástico, trazendo muitas camadas de emoção ao seu personagem. Não é fácil assistir a um filme com somente um personagem o tempo todo, mas a edição e o roteiro prendem a atenção o tempo todo. O desfecho e simbólico e é muito poético e belo, mesmo que sendo trágico. Uma metáfora sobre paz e crença no ser humano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário