domingo, 20 de abril de 2025

O massacre da serra elétrica - o retorno

"The return of the Tecas chainsaw massacre", de Kim Henkel (1994) Uma das cenas mais aleatórias da história do cinema, certamente faz parte desse filme bizarro. Quando o personagem de um vilão persegue a final girl pela estrada, absolutamente do nada, surge um avião mono motor e atropela o vilão, matando-o. "O massacre da serra elétrica- o retorno", é consideradoo o pior de todos os filmes da franquia. Mas não há como descartá-lo, pois ele possui curiosidades na sua produção que o tornam um filme histórico e por isso, hoje em dia ele é um cult. A mocinha em questão é ninguém menos que Renée Zellweger e o vilão, Matthew McConaughey, ambos em início de carreira. Lançado em 1994, o filme foi lançado em poucas salas e foi engavetado. Quando Zellweger e Macconaughey se tornaram estrelas em 1996, com "Jerry Maguire" e "Tempo de matar", os produtores do filme quiseram relançá-lo, mas foram impedidos pelos agentes de ambos os atores. Mas existe um outro elemento no filme que o tornou alvo de críticas: Leatherface é representado em figurinos e maquiagem femininos, e foi comparado por muitos críticos à uma travesti. Não faz sentido algum. Aliás, nada no roteiro faz sentdo, trazendo ainda uma seita religiosa. O filme foi escrito e dirigido pelo mesmo roteirista do filme original de 1974, de Tobe Hooper: Kim Henkel. A violência no filme nunca é vista de forma explícita, é tudo fora de quadro. Um grupo de 4 amigos, dois casais, vai à festa de formatura da faculdade. Jenny (Zellwegwer) e seu namorado Sean, acompanham o casal Heather e Barry. Ao pegarem um desvio na estrada, o carro sofre um acidente. Eles pedem ajuda à Darla, que trabalha em um escritorio ali perto. Ela liga para seu namorado, Vilmer (McConaughey), que vem com um guincho, mas se revela fazer parte da família de canibais de Leatherface. O filme é trash do início ao fim. Para os padrões de terror dos anos 90, ele é bem ruim e com tensão zero. Mas por todos os motivos citados acima, é um filme curioso, que tem seu charme involuntário. E visto nos dias de hoje, fico querendo pensar no que Zellweger e Macconaughey falariam sobre o filme.

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