domingo, 14 de julho de 2024

Os sapatinhos vermelhos

"The red shoes", de Michael Powell e Emeric Pressburger (1948) Boris: "Porquê vc quer dançar?". Vicky "Porque você quer viver?" Adaptado de um conto de Hans Christian Andersen, "Os sapatinhos vermelhos" é uma grande obra-prima do cinema, incicado a 5 Oscars em 1949, incluindo melhor filme, e levando o de melhor direção de arte e trilha sonora. A fotografia, de Jack Cardiff (que havia ganho o Oscar por "Narciso negro", também de Powell e Pressburger, no ano anterior), foi injustamente ignorada na prmeiação, e até hoje impressiona pelo uso das cores Techicolor e mais precisamente, no momento expressionista da famosa cena de balé de 16 minutos. essa sequência, antológica, influenciou muitos cineastas, inlcuindo Martin Scorsese, Darren Aranofsky, Luca Guadagnino e toda uma gama do cinema de terror. A paixão de Scorsese e Kubrick pelo filme é notória, e Scorsese foi responsável pela sua restauração. Diretamente, Scorsese usou o filme como refer6encia para as cenas de luta em 'O touro indomável", trazendo a câmera para o ponto de vista de quem está lutando, e não do público. Moira Shearer, a estrela, era bailarina de verdade, exigência do diretor Powell. Em sua estréia, ela interpreta Vicky, uma ambiciosa bailarina que deseja trabalhar na companhia do exigente diretor teatral Boris Lermontov (Anton Walbrook, excelente ator austríaco), um homem conhecido pela sua dedicação à arte, exigente ao extremo. Após convencer Boris de seu talento, ele a escala como bailarina principal na montagem de "Os sapatinhos vermelhos". Julian Craster (Marius Goring), um estudante de música, também é aceito por Boris para reger o ballet. Quando Vicky e Julian se apaixonanm, a ira de Boris se rebate sobre os dois. O filme tem como tema o embate entre a dedicação à arte ou à vida pessoal, um grande dilema dos artistas. Boris representa uma figura mefistotélica, que indica que a arte está acima de qualquer outro tipo de futilidade, incluindo o amor. O personagem de Vicent Cassel em "Cisne negro", e até mesmo Travis Buckle de Robert de Niro em 'Taxi driver", foram influenciados pela composição de Anton para o personagem. Mas o que trouxe fama ao filme é a famosa sequência de balé de 15 minutos, que subverteu na época o conceito narrativo, explorando o sureralismo, com fenomenal trabalho de arte, fotografia, música e montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário