sábado, 6 de junho de 2020

A dama de Shanghai

"The lady from Shanghai", de Orson Welles (1947) Existem obras-primas e existe "A dama de Shanghai", um dos expoentes máximos do cinema noir americano. O próprio Orson Welles adaptou o livro de Sherwood King, "If I Die Before I Wake". Rodado entre suas outras obras primas, "O estranho" e "Macbeth", "A dama de Shanghai" tem uma das sequências mais inesquecíveis do cinema: a sala de espelhos de um parque de diversões, um trunfo de cinematografia que une o talento dos atores, a direção de Welles, o roteiro e a brilhante fotografia de Charles Lawton Jr., capaz de realizar milagres com a sua câmera, e trazendo espectros do cinema expressionista alemão. O plano onde Elsa (Rita Hayworth) surge somente com os olhos iluminados é fenomenal. A história já é bastante comum a qualquer filme noir, trazendo todos aqueles elementos que já conhecemos: femme fatale, narração em off, assassinatos, traições. Mas Orson Welles dá uma dimensão totalmente renovadora ao gênero, com diálogos mordazes e repletos de duplo sentido, além de filmar em locações externas fora do País, como Acapulco, no México. Normalmente os filmes noir eram filmados com baixo orçamento, mas o filme tem sequências de tirar o fôlego de tão primorosas: além do parque de diversões, tem uma opera chinesa filmada no Chinatown em San Francisco, e um passeio de barco em Acapulco. Orson Welles interpreta o marinheiro Michael O'Hara que salva Elsa de um assalto no Central Park, é convidado por ela para navegar um passeio de barco com ela e o marido dele, o poderoso advogado Bannester (Everett Sloane). Michael conhece também o sócio de Bannester, Grisby (Glenn Anders). Durante a viagem, Michael e Elsa mantém um relacionamento escondido, mas Grisby presencia e propõe um acordo com Michael: que ele o mate para receber um seguro. Um filme obrigatório, uma aula de cinema que deve ser vista por estudantes de cinema e provar que um filme pode valer muito mais do que um curso. Primor de roteiro, decupagem, direção, atuação e fotografia.

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