sexta-feira, 27 de setembro de 2024
The damned
"I dannati", de Roberto Minervini (2024)
"1986. A guerra civil americana está em andamento, o exército dos Estados Unidos envia uma companhia de voluntários para explorar e proteger as fronteiras não mapeadas do ocidente.". Assim começa "The damned", com uma cartela avisando ao espectador o tema que irá assistir. O filme, co-produzido por Itália, Bélgica e Estados Unidos, ganhou o prêmio de melhor direção na Mostra "Un certain regard" do Festival de Cannes 2024. E durante todo o filme, é praticamente impossível não se lembrar de filmes de Terrence Malick, como "Além da linha vermelha", e "O regresso", de Inarritu, tanto por questõe stemáticas (soldados na guerra e seus dilemas morais), quanto estéticos. O filme é todo rodado com grande angular e longos planos, narrativa conhecida do fotógrafo Emanuel Lubezki, que fotografou os dois longas citados, e aqui de certa forma homenageado pelo fotógrafo Carlos Alfonso Corral.
O filme traz uma lingaugem quase documental, com a câmera apontada para os soldados que passam mais da metade do filme sentados e falando sobre diversos assuntos: religião, pátria, família, enquanto tentam entender a razão pelo qual se alistaram como voluntários para lutar pelo país. Lá pelo meio do filme, acontece uma batalha ( lindamente filmada e fotografada) e que muda os rumos dos soldados, que em sua maioria, não sabe nem apontar uma arma e nunca mataram ninguém.
O filme tem um ritmo muito lento e é bem arrastado e cansativo. Vale pela direção de imagens, o grande ponto forte do filme, em imagens estonteantemente bem captadas na região de Montana. As cenas onde a neve entra em cena são primorosas.
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