terça-feira, 10 de setembro de 2024
A libertação
"The deliverance", de Lee Daniels (2024)
Fiquei o tempo todo achando que estava assistindo "Preciosa", do mesmo diretor Lee Daniels. Tudo parecia idêntico: a fotografia soturna, densa. A mãe abusiva, os filhos que apanham, sofrem calados, a ausência da figura paterna, os excessos, o desconforto, a clastrofobia. A diferença, é que Lee Daniels traz o gênero horror para fazer uma metáfora sobre religiosidade da forma mais simplista possível: sem Deus, o demônio invade. Com Deus, o demônio vai embora. Podia facilmente ser um filme cristão. Baseado em uma história real ocorrida em 2014, no município de Gary, distante quase 800 kilômetross de Pittsburg, de onde a família de Latoya Ammons veio após se separar do seu marido. Latoya Ammons chega na casa nova com seus 3 filhos, de idades de 7, 9 e 12 anos, e sua mãe Fatos estranhos passam a ocorrer, que Ebony atribui a demônios, mas a assistência social acredita que Ebony está mentindo e abusando violentamente dos filhos.
Ebony (Andra Day) se muda para sua casa nova com sua mãe, Alberta (Glenn Close) e os 3 filhos: Andre (Anthony B. Jenkins), Nate (Caleb McLaughlin) e Shante (Demi Singleton).
O filme podia ser apenas focado no drama, mas Daniel quiz trazr elementos de terror e de exorcismo que não funcionam a contento. O filme não assusta, as cenas de exorcismo são super genéricas e e o pior de tudo, a maquiagem e caracterização são pavorosos, parecem saídos do clip de "thriller", de Michael Jackson, dos anos 80. A atriz Mo'nique, que ganhou o Oscar em 'preciosa"no papel da mãe abusiva, aqui interpreta uma assistente socia, Cynthia. Achei o filme longo, chato, arrastado. E a personagem de Ebony é irritante: grita o tempo todo, é totalmente desprovida de carisma e em momento algum a gente torce por ela. Glenn Close é um caso à parte: ninguém discute o talento de atriz. Mas aqui a personagem é ingrata. Além da personagem sofrer de quimio e Glenn Close ter que aparecer em cenas com uma caracterização pavorosa, sua cena com dentes de vampiro são toscas, não pelo seu acting, mas pelo look que deram nela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário