segunda-feira, 9 de setembro de 2024
Hayao Miyazaki and the Heron
"Hayao Miyazaki and the Heron", de Kaku Arakawa (2024)
"Não espere a pessoa corrigir o seu erro. Você precisa de alguém com raiva para corrigir, e essa pessoa sou eu". O renomado diretor Hayao Miyazaki dá esse depoimento em determinado momento, quando se irrita com sua equipe de animação, degsostando de todo trabalho de animação feito por eles e jogando o material no lixo. Aoarentemente, esse trecho apresenta o extremo perfeccionismo de Miyazaki, um gênio da animação da Ghibli, vencedor de 2 Oscars ( por "A viagem de Chihiro" e "O menino e a garça", além de outros importantes prêmios. Ele realizou também alguns dos filmes mais amados e cultuados do cinema, como "Meu amigo Totoro" e "A princesa Mononoke".
O documentário, que concorreu no Festival de Cannes 2024, apresenta toda a rotina de Miyazaki desde 2013, quando anunciou publicamente que estava se aposentando, até a retomada em 2016, com o primeiro esboço de "O menino e a garça", chegando até o dia da entrega do Oscar em 2024, vencido pelo mesmo filme.
Um presente para fãs do diretor, o filme traz uma personalidade difícil do animador, e o seu relacionamento com o seu inseparável amigo e produtor Toshio Suzuki. O filme levou 7 anos para ficar pronto, atrasado por conta da Covid e ao ritmo do filme, bastante lento e acabou se tornando o filme mais caro do Japão. Assistindo ao filme, entendemos que os personagens são baseados em Miyazaki ( o protagonista Mihiro), a Garça é sue produtor Toshio e o avô é baseado no cineasta da Ghibli Isao Takahata, personagem importante no documentário e gerador de grande conflito para Miyazaki. Ressentido desde 89 quando sua obra-prima "O túmulo dos vagalumes" foi lançado em sessão dupla com "Totoro", que fez bastante sucesso comercial, Takahata foi quem provocou Myazaki a rodar mais um filme, dizendo que cineastas não param de filmar nunca. Takahata faleceu em 2018 e Miazaki sentiu bastante a sua morte, paralisando a produção e dizendo o tempo todo que o fantasma dele o esteva perseguindo. Com grande atraso, o filme estreou no japão no dia 14 de julho de 2023, sobre forte ex[ectativa e temor de Myazaki e equipe de que fosse um forte fracasso, mas acabou sendo um enorme sucesso comercial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário