quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Vesper


 "Vesper", de Kristina Buozyte e Bruno Samper. Excelente ficção científica que traz elementos de vários clássicos do gênero, desde "Blade runner" a "Vingador do futuro". O filme participou de diversos Festivais de cinema e funciona muito bem como um passatempo, alternando drama, ação e ficção científica, com ritmo mais lento mas ainda assim quase em tom existencialista. Escrito e dirigido pela dupla Kristina Buozyte e Bruno Samper, o filme é co-produção França, Bélgica e Lituânia, totalmente rodado na Lituânia. 

Em um futuro distópico e desolador,  o mundo entrou em colapso do ecossistema. Todos os seres vivos e plantas praticamente morreram. O mundo está dividido em cidadelas, onde ricos e poderosos moram, e os menos favorecidos moram fora, tendo que lutar por alimentos quase inexistentes.  Vesper (Raffiela Chapman, excelente) é  uma menina de 13 anos que mora sozinha com seu pai desabilitado e tetraplégico. Vesper procura descobrir uma forma de quebrar o código genético de sementes e dessa forma poder prover alimentação para todos e assim, poder morar na cidadela. Ela faz serviços para seu tio, Jonas (Eddie Marsan), um negociante inescrupuloso. Quando uma pequena aeronave sofre acidente, Vesper salva a tripulante, uma jovem chamada Carmelia (Rose Mcyven). as duas logo se unem para lutar contra Jonas e os soldados da Cidadela que querem resgatar Carmelia. 

O filme traz ótimas performances do elenco, e é bem dirigido pela dupla, em um projeto claramente de médico orçamento e ainda assim, trazendo bons efeitos especiais.  Com um tom melancólico e depressivo, está próximo de projetos sobre futuros desesperançosos, onde o espectador torce bastante pelos protagonistas, que aqui no caso, são bastante carismáticas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário