sábado, 29 de agosto de 2020

Sangue de pantera

"Cat people", de Jacques Tourneur (1942)
Mega clássico do filme B, "Sangue de pantera" é um filme de terror produzido pelos estúdios RKO e lançado em 1942. O filme é um projeto de baixo orçamento e o grande sucesso comercial salvou a RKO da falência, após os fracassos dos filmes de Orson Welles, 'Cidadão Kane" e "Soberba". O sucesso foi tanto que rendeu uma continuação, "A maldição do sangue da pantera", em 1944, curiosamente dirigido por Robert Wise. Com a falta de orçamento, a fotografia e a direção trabalharam em conjunto e criaram um conceito copiado por todo mundo: ao invés de mostrar os monstros, como era de hábito nos filmes de terror feitos até então, o filme apenas sugere, através da decupagem e da atmosfera. Acabou que a insinuação certamente ficou bem melhor do que ver a ameaça em si. A cena da piscina é um exemplo desse primor de fotografia e direção.
Irene (Simone Simon, grande estrela francesa) é uma estilista sérvia que mora em Nova York. Ela conhece o arquiteto Kent (Oliver Reed) no zoológico, enquanto desenhava uma pantera enjaulada. Os dois se atraem, e acabam se casando. Irene conta para Kent a história de seu povo: amaldiçoados pelos cristãos, os sobreviventes se mudaram para as montanhas, e reza a lenda que as mulheres se tornaram metade mulher, metade pantera. Irene alega que não pode se apaixonar nem fazer sexo, ou sentir ciúmes, pois deflagaria a transformação. Kent a faz se consultar com um psiquiatra, acreditando ser um caso de trauma ou frigidez. Mas quando Kent se aproxima de sua assistente Alice, deflagra em Irene um ciúme doentio.
Delicioso suspense que tem como pano de fundo uma complexa metáfora sobre sexualidade, o filme tem até uma história simples e bastante fantasiosa, mas quando se pensa nas várias mensagens embutidas, fica tudo mais divertido. A questão da frigidez é bastante evidente, e o desejos e impulsos masculinos que, diante da negativa da parceira, vai atrás de outra mulher. Mas o grande chamariz do filme é mesmo a fotografia, misteriosa, sofisticada, trazendo elementos de terror e suspense sem revelar nada. Um fime obrigatório para cinéfilos, que teve uma refilmagem cult em 1982, dirigido por Paul Schrader, estrelado por Nasstaja Kinski e Malcon Macdowell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário