quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Espelho d'alma

"The dark mirror", de Robert Siodmak (1946)
Clássico do cinema noir de 1946, traz uma performance antológica de Olivia de Havilland, no papel duplo das irmãs Terry e Ruth, e que acabou inspirando a novela brasileira "Mulheres de areia", com as famosas Ruth e Raquel.
O filme foi dirigido por Robert Siodmak, que havia terminando de lançar sua obra-prima "Os assassinos".
Um médico é encontrado assassinado em seu apartamento. Pela descrição das testemunhas que viram uma mulher saindo do prédio, a polícia acaba encontrando Ruth (Olivia de Havilland), uma vendedora de uma banca de revistas no prédio do médico. Para as surpresa de todos, Ruth tem uma irmã gêmea,Terry. Quando a polícia as interroga, na presença do psiquiatra Dr Scott Elliot (Lew Ayres), percebem que as irmãs se protegem, e nenhuma delas entrega a outra. O psiquiatra Scott decide fazer terapia com ambas, usando métodos freudianos, para tentar entender a psicologia de cada uma e ver qual delas seria uma assassina em potencial.
O roteiro, escrito por Nunnally Johnson, em cima de um texto original de Vladimir Pozner, é uma delícia, alternando romance, drama, suspense e situações memoráveis para o talento de Olivia de Havilland, que constrói duas personalidades totalmente distintas. A parte curiosa vai para os bastidores: Olivia de Havilland começou, na época, a frequentar o Actor's studios e sugeriu a todo o elenco que consultassem um psiquiatra para estudarem a personalidade do personagem que interpretariam. Um filmaço.

Um comentário:

  1. na verdade, o filme que inspirou a novela mulheres de areia foi 'uma vida roubada', com bette davis no papel das gemeas. ha no filme a sequencia crucial do acidente de barco que culmina na troca de personalidade das irmãs e que foi copiada exatamente pela autora da novela, ivani ribeiro.

    ResponderExcluir