sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Menarca


"Menarca", de Lillah Halla (2020)

Premiado curta brasileiro dirigido e co-escrito por Lillah Halla, concorreu na Semana da crítica em Cannes 2020 e em outros importantes festivais.
"Menarca" , segundo a wikipedia: "A menarca é o primeiro ciclo menstrual, ou primeiro sangramento menstrual, em mulheres. Tanto do ponto de vista social quanto médico, costuma ser considerado o evento central da puberdade feminina, pois sinaliza a possibilidade de fecundidade.""O filme trabalha no campo do lúdico e da fantasia. Nina e Mel são duas meninas de 13 anos, moradoras de um vilarejo cercado de piranhas. Só se sai e chega de lá por barco. Um pescador traz uma estranha figura no seu barco, uma mulher selvagem , que dentro de sua vagina, tem dentes que morde quem ousar fazer sexo com ela. Nina, admirada com essa possibilidade, pergunta pra mulher como ela conseguiu colocar uma piranha lá dentro da vagina. Os homens da região percebem que Nina está se tornando uma mulher e a desejam. Na noite que um homem vai forçar sexo com ina, ele terá uma surpresa.
O filme é baseado no mito da "vagina dentada", que, segundo a diretora, “Esse mito tem várias expressões em culturas diferentes, mas sempre com a ideia de que dentro do corpo feminino existem dentes. Que na vagina existem dentes e que, portanto, é preciso fazer certos rituais violentos com uma mulher para garantir que ela seja domada”. O filme é belamente fotografado e fala sobre sororidade em um mundo onde os homens ameaçam a presença feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário