terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Duas famílias


"I predatori", de Pietro Castellito (2020)
Melhor roteiro em Veneza 2020, "Duas famílias" é stréia na direção do ator Pietro Castellitto, de 28 anos, filho do premiado diretor Sergio Castellito.
O título original, "Os predadores", o faz se aproximar de "Parasita", e ambos os filmes mostram o contraste entre duas famílias de classes sociais bem distintas.
Na rica e tradicional família Pavone, temos Federico (o próprio cineasta(, jovem professor de filosofia envolvido na exumação do filósofo Nietzche. Tem seu pai médico Pierpaolo (Massimo Popolizio) e a mãe Cineasta, a arrogante Ludovica (Manuela Mandracchia). Na família Vismara, todos de classe média, temos o funcionário da loja de armas Claudio (Giorgio Montanini) e seu irmão Carlo (Claudio Carmilli) , além do tio Flavio (Antonio Gerardi), o negociante das armas. Os irmãos possuem esposas que passam boa parte do filme desejando ascender socialmente.
As duas famílias se cruzam quando Ines (Mariza Ubaldi), mãe de Claudio e Carlos é atropelada e salva por Piepaolo.
A cena inicial, de Ines sendo enganada por um vigarista, já valia um curta-metragem de tão eficiente que é. O filme em si tem uma estrutura narrativa confusa, composta de sketches que vão culminando na junção das duas famílias. O filme varia de tom, indo do filme de gangster, para o de comédia social, passando pelo drama. Um ótima estréia de Castellitto, com mão firme e ótima direção de atores, mas que trouxe uma linguagem que o afasta do grande público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário