quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

O banheiro dos homens


"The men's room", de Jane Picket (2021)
Premiado curta LGBTQIAP+ escrito e dirigido por Jane Picket e certamente inspirado no caso do cantor George Michael, preso por um policial disfarçado em um banheiro público em 1998 num parque em Beverly Hills.
O filme acompanha um rapaz, Thomas (Russell Sams) caminhando em um dia normal em um parque. Vemos crianças, babás, casais de namorados. Mas à medida que ele se aproxima do banheiro público masculino, vai mudando o ambiente: homens solitários à espera, pretensamente lendo livros, à espreita. Thomas usa meias rosas, um código. Ele vê um homem entrando no banheiro e decide ir atrás, O banheiro é sujo, escuro, sinistro, mas Thomas não se abate. Ele entra em uma cabine e começa a puxar assunto com o outro homem, que deseja saber o que ele veio fazer ali.
Excelente produção, bem dirigido e com bons atores, que alterna drama e suspense em tom quase de filme de terror. E essa é a sensação que a cineasta quiz passar, uma atmosfera de tensão para os que buscam romper a lei e seguir seus instintos sexuais, o tesão fala mais alto e faz com que as pessoas aja de forma insensata. O filme me fez lembrar de "Parceiros da noite", com Al Pacino, no papel de um policial, se fazendo passar por gay para se infiltrar na comunidade gay e descobrir o assassino. O policial aqui também fica fascinado pelo mundo que ele é
obrigado
a transitar: o silêncio, o tesão, o fedor da urina, a putaria rodando no ambiente. Um filme instigante e certamente uma aula de como fazer um curta com baixo orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário