quarta-feira, 14 de julho de 2021

O banquete de Auteuil


"Le banquet d'auteuil", de Clément Beauvois e Cyril Legann (2016)
Excelente texto para ser adaptado por 9 atores homens para o teatro. Adaptação da peça teatral escrita por Jean Marie Besset,
comédia que estreou em 2014 no Théâtre des 13 vents do Centre dramatique national de Montpellier. A peça é formada por 9 atores masculinos, sendo que 3 deles fica mais da metade da peça totalmente nus. Em 1670, na primavera, cansado das infidelidades da esposa, Molière se muda para uma casa em Auteuil. Ali vive permanentemente seu jovem protegido, o ator Michel Baron, e o amigo de sempre, o escritor Chapelle. Este último, simpático festeiro, convidou para jantar uma turbulenta tropa, os músicos Lully, Dassoucy e Pierrotin, os cortesãos Jonsac e Nantouillet, logo se junta Cyrano de Bergerac. Esses libertinos invejarão a paixão de Moliere por Michel Baron, um belo rapaz.
Os atores são todos excelentes, os diálogos, ácidos e ferinos, repletos de veneno e humor, muito semelhante ao estilo mordaz dos personagens de "Os rapazes da banda", famosa peça gay adaptada para o cinema. Repleto de sensualidade e homoerotismo, é uma obra que agradará quem gosta de comédia bem ao estilo da escrita de Moliere, o universo do Teatro e da atuação e adeptos da cultura homoerótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário