quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Clímax

"Clímax", de Gaspar Noé (2018) Acabada a sessão apoteótica do filme, em pré-estréia e na presença do Diretor Gaspar Noé, fica a pergunta: A quem se destina esse filme? Como indicar esse filme a alguém? Acredito que o mais fácil é lembrar as pessoas dos filmes anteriores do Cineasta visceral e polêmico: "Irreversível', "Um contra todos", "Love". Se mesmo assim a pessoa quiser assistir, diga a verdade: não vá achando que vai assistir a um filme tradicional, e sim, uma experiência xamânica, um ritual de sons, cores, corpos ensandecidos, uma câmera viva que realiza planos-sequências impressionantes, apenas com a intenção de colocar o espectador como convidado dessa Festa muito louca. O filme começa pela última cena, daí v6em os créditos finais. Alguém mais desavisado ira dizer: Ué, o filme ja acabou? Gaspar Noé já usou esse truque antes em outros filmes. Logo, o filme dá início aos depoimentos dos quase 20 dançarinos que irão se isolar em uma casa para ensaiar uma coreografia. Cada um responde a perguntas inusitadas, e respostas mais exdrúxulas possíveis, tipo: Porquê você quer dançar, do que tem medo, faria tudo pela dança? Ai dá-se início ao primeiro plano-sequência bombástico do filme, ao som de "Supernature", de Cerrone, em versão instrumental. Os dançarinos realizam uma dança que mais parece uma possessão demoníaca coletiva, um prenúncio do que virá a seguir. É espetacular, é arrebatador o que esses dançarinos fazem. Logo depois, comemoram e bebem sangria. E em tempo real, o filme proporciona uma experiência lisérgica, como poucos filmes fizeram: as pessoas vão se alterando aos poucos, até saírem do controle de seus corpos e mentes. Tudo porquê alguém "Batizou" a bebida com LSD. O filme é baseado em uma história real acontecido na França em 1996, quando um grupo ensaiava em uma escola e saíram do controle pelo uso de drogas. Pode-se tecer muitas metáforas sobre o filme, acredito ser algo muito pessoal que tipo de experiência esse filme trará a cada um dos espectadores. A crítica como um todo amou. Mas o público parece não compactuar com essa opinião. Mas quem é fã de Gaspar Noé, não pode deixar de assistir. É filme para tela de cinema. É a síntese do ritual Cinéfilo. Parabéns ao câmera e ao fotógrafo do filme, Benoît Debie , um cara muito muito muito foda. A câmera é a grande Personagem. Parabéns a cada um dos Atores/Bailarinos do filme, que vigor, que entrega visceral! Merecido o Grande Prêmio da Quinzena dos realizadores do Festival de Cannes 2018.

5 comentários:

  1. "Possessão demoníaca coletiva"?? É uma coreografia super enérgica, envolvente e bela!! Adorei o filme!

    ResponderExcluir
  2. Assisti e agora assistirei novamente para perceber como cada um lida consigo mesmo. As brisas de cada um é interessante, até mesmo de quem não tomou a sangria e foi levada pela "força" do grupo. A dança no início é estimulante, se nota o grupo reunido pela dança. Fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Se nota,que pode fazer sucesso no Brasil..
    Só faltou colocar os créditos de novo

    ResponderExcluir
  4. Nossa, admiro sua disponibilidade de enxergar alguma potência nesse filme impotente. E vale salientar: não há nada de xamânico na coreografia ou em qualquer outra coisa desse filme. Se não sabe o que é xamanismo e a gama de saberes e práticas que o envolve, escolhe outra palavra, mas n confunda alho com bugalhos.

    ResponderExcluir