domingo, 24 de dezembro de 2023

Dias perfeitos

"Perfect days", de Wim Wenders (2023) Vencedor no Festival de Cannes 2023 dos prêmios de melhor ator para Kôji Yakusho e de melhor filme do juri ecumênico, 'Dias perfeitos" está na short list dos 15 filmes pré-selecionados pro Oscar internacional 2024. 40 anos depois de rodar o seu belo documentário "Tokyo Ga", uma homenagem ao cinema de Yazujiro Ozu, de quem é grande fã, Wenders pega emprestado o nome do protagonista do último filme de Ozu, "A rotina tem seu encanto", para o protagonista de 'Dias perfeitos", Hirayama (o super astro Kôji Yakusho, de "A enguia", "Memórias de uma gueixa", "Shall we dance", "Babel"). O filme poderia perfeitamente ter sido chamado de "A rotina tem seu encanto parte 2": é justamente sobre a delicadeza da rotina, o encantamento da vida simples que Wenders apresenta. Com uma trilha sonora que vai de Lou Reed, The animals, Nina SImone, entre outros, o filme apresenta, com um olhar documental, o dia a dia de Hirayama: limpador de banheiros públicos localizados em parques na cidade de Shibuya, Hirayama alterna o seu dia entre trabalho meticuloso, leitura de livros ao dormir, escutar fitas K-7 com clássicos dos anos 70 e jantar no restaurante de Mamma, uma dona de restairante de meia idade, que poderia desenvolver um romance com Hirayama, mas o filme não é sobre isso. Com ritmo contemplativo, pouca coisa acontece no filme, e ao longo de 2 horas de filme, alguns personagens surgem para alterar a rotina de Hirayama, mas sme causar grandes reviravoltas. Mas é a cena final que certamente deve ter arrebatado o juri de CAnnes: por longos minutos, em plano-sequência, um close de Hirayama, em performance formidável de Koji Yakusho, ao som de "feeling godd", de Nina Simone, expõe de forma minimalista seus sentimentos no olhar.

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