sábado, 26 de agosto de 2023

Vidas passadas

"Past lives", de Celine Song (2023) Impossível no final desse delicado e belíssimo drama romântico escrito e dirigido pela cineasta estreante Celine Song, não se lembrar de 3 grandes filmes do cinema: "As pontes de Madison", de Clint eastwood; "Amor à flpr da pele", de Wong Kar Wai; e a trilogia de Richadr Linklater com Ethan Hawke e Julie Delpy. Sãp todos filmes que falam sobre a dôr de um amor não consumado, sobre um amor que poderia ter sido mas não pôde acontecer. Mesmo "La La Land" de Damien CVhazelle tem esse desfecho, e a slágrimas certamente rolam soltas, pois qualquer espectador se pegará na mesma questão: E se...?"" Celine Song é americana mas de ascendência sul coreana. A história da protagonista Na-Young, nascida na Coréia do Sul e junto de sua família, migrou para o Canadá, traz elementos autobiográficos de Celine. O pai da protagonista é diretor de cinema e Na-Young quer ser uma dramaturga. O filme acontece em 3 tempos distintos, cada um separado por 12 anos na vida de Na Young e de seu amigo Hae Sung. QUando adoelscentes, os dois são melhores amigos e fazem jutas de se casarem. Mas Na-Young e sua família dcidem migrar para o Canadá, Hae-Sung se sente abandonado. 12 anos depois, Na-Young se muda sozinha para Nova York, para estudar. Hae-Sung está prestando serviço militar. Ele escreve na página do Facbeook do pai de Na-Young que gostaria de contactá-la novamente. Ela vê a mensagem e eles trocam calls pelo Skype. A excitação é evidente, mas o o tempo fará com que não se falem mais. 12 anos depois, Na-Young está casada com o também dramaturgo judeu Arthur (John Magaro) e moram em um apartamento pequeno em Nova York. Hae-Sung, já trabalhando como engenheiro, decide tirar férias e ir até Nova York. Ele combina de se encontrar com Na-Young e passam a parte juntos. De noite, Na-Young combina de Arthur e Hae-Sung se cconhecerem em um bar. É lindo, mas igualmente doloroso de se assistir ao filme. O espectador fica o tempo torcendo pela felicidade do casal. E sabe que isso será impossível. O personagem talvez mais arrebatador de sentimentos seja o de Arthur. Na cena do bar, a expressão do ator John Maguro, escutando Na-Young e hae-Sung falando em coreano e ele sem entender nada, é arrebatadoramente triste. O filme é um show de perfromances minimalistas, e o pouco é o suficiente para entendermos os sentimentos dos personagens. Uma aula de cinema em impressionante estréia na direção.

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